Racismo – Certa Palavra
LOADING...

Racismo

PROPOSTA CERTA PALAVRA

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo (até 30 linhas) em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema O racismo em debate na sociedade brasileira atual, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Texto 1

“Lamentavelmente, a pobreza no Brasil continua tendo uma cor”. Das 16,2 milhões de pessoas vivendo em extrema pobreza no país, 70,8% deles são afro-brasileiros. Segundo o levantamento da ONU, os salários médios dos negros no Brasil são 2,4 vezes mais baixos que o dos brancos e 80% dos analfabetos brasileiros são negros.

Para ela, os afro-brasileiros continuam no ponto mais baixo da escala socioeconômica do Brasil. “64% deles não completam a educação básica”, alerta. Em sua avaliação, mesmo com projetos como Bolsa Família, a “desigualdade continuou” para os afro-brasileiros.

Um dos aspectos tratados pela ONU é o impacto da violência nessa parcela da população. Rita se disse “chocada com os níveis de violência no Brasil”. “Lamentavelmente, a violência tem uma clara dimensão racial”, disse. Dos 56 mil homicídios no Brasil por ano, 30 mil envolveram pessoas de 15 a 29 anos. Desses, 77% eram garotos negros.

Segundo o levantamento da ONU, os números de afro-brasileiros que morreram como resultados de operações policiais em São Paulo são três vezes superiores do que é registrado com a população branca. No Rio de Janeiro, 80% das vítimas de homicídios resultante de intervenções policiais são negros. “Movimentos sociais já chamam a situação de genocídio da juventude negra”, apontou a relatora.

(http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2016/03/14/politicas-de-igualdade-racial-fracassaram-no-brasil-afirma-onu.htm – Adaptado. Acesso em 10/10/2016)

Texto 2

(https://www.google.com.br/search?q=racismo+no+brasil&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiL3IyXqrjRAhXQPpAKHVZwDlUQ_AUICSgC&biw=1536&bih=747#imgrc=v1hnUmbTXc_iFM%3ª. Acesso em 10/10/2016)

Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:

  • tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “insuficiente”.
  • fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
  • apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.
  • apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.