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O que é a Redação do Enem?

Essa aula é parte do meu livro APRENDA A ESCREVER DE VERDADE – à venda no site

O Enem tem por característica cobrar o texto estilo dissertativo-argumentativo, isto é, o tipo textual exige do participante uma estrutura que aborda aspectos de um texto dissertativo (necessidade de existir uma tese a ser defendida), e uma argumentação que defenda a tese com um posicionamento autoral.

Também é importante saber que é preciso seguir uma ideia central – direcionada pelo tema e pelos textos motivadores. Por isso, é muito importante saber ler e interpretar corretamente as frases temáticas, e saber exatamente o que é preciso abordar. Veja exemplos dos últimos temas: Desafios para a formação educacional dos surdos no Brasil (2017); Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil e Caminhos para combater o racismo no Brasil (2016); A persistência da violência contra a mulher (2015).

É possível perceber que as frases temáticas do Enem abordam palavras-chave para compreender bem o foco de argumentação. Por exemplo: Desafios para a formação educacional; Caminhos para combater; A persistência. A compreensão exata do tema é fundamental para entender o que é pedido para você escrever.

Suponha que em 2015 (A persistência da violência contra a mulher) a pessoa escreveu o texto dela sobre a violência contra a mulher, e em nenhum momento ela abordou o fato de a violência persistir. Isso é um erro grave, pois é exigido que se escreva, diretamente, sobre a persistência da violência, e não apenas da violência.  No capítulo 3 falaremos mais sobre isso, e com muito detalhe e vários exemplos.

É possível escrever uma introdução usando vários tipos de contexto, entre eles: história, geografia, sociologia, filosofia, literatura; trechos de músicas, filmes, programas de tv, desenhos; também é legal usar fatos jornalísticos, dados estatísticos, conhecimento de mundo. Tudo isso, é claro, bem contextualizado e coerente com o tema.  

A argumentação compreende a defesa de tese. Existem diversas formas de argumentar, e uma das mais eficientes para esse estilo de texto é utilizando um contexto para sustentar seu ponto de vista. Quando um texto dissertativo-argumentativo não tem contexto, no Enem, recebe uma nota baixa na competência 2, isso porque é compreendido pela corretora que a pessoa utilizou apenas repertório pessoal ou parte do texto motivador.

Para finalizar uma redação, é necessário saber escrever uma proposta de intervenção. Antes de iniciar o capítulo, preciso antes diferenciar proposta de intervenção de solução. Como exemplo vou usar o caso do cigarro no Brasil. Quando eu era pequeno, era comum passar na televisão propagandas lindas com pessoas fumando, nas revistas também sempre tinham propagandas. E como o cigarro é uma droga e causa muito mal a quem fuma, intervenções foram feitas para tentar diminuir o uso. Primeiro: proibiram propagandas. Depois: exigiram colocar nos maços mensagens impactantes para alertar a pessoa que aquele produto faz mal à saúde.

Essas medidas não acabaram com o cigarro, não fez todo mundo parar de fumar, mas fez diminuir o número de fumantes, o que é ótimo. Se fosse para ter uma solução para acabar com o cigarro, seria proibir a venda e o consumo. No entanto, todo mundo sabe que se o Governo tivesse feito isso teria criado um problema ainda maior e pior.

Outro exemplo que eu gosto muito para explicar proposta de intervenção foi uma medida fantástica. Na Cidade do Cabo, na África do Sul, crianças estavam com complicações de saúde devido à diarreia, à febre aftosa e à cólera. Especialistas descobriram que as crianças sofriam com essas doenças porque não tinham o hábito de lavar as mãos com regularidade. Então, tiveram uma ideia sensacional para intervir no problema: criaram sabonetes com brinquedos dentro. Como as crianças queriam os brinquedos, elas tinham que lavar as mãos; e assim criaram o costume, e com isso, segundo eles, o índice dessas doenças diminuiu em 70% (HOPE SOAP – cleaning the way to a bright future for kids in Blikkiesdorp).

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Márcio Augusto é professor de redação, escritor, coach e curte ajudar uma galera a se dar bem na vida. Como professor é possível fazer isso.

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Belo Horizonte, MG.