LOADING...

INTRODUÇÃO POR DEFINIÇÃO DO TEMA

Introduzir um tema pode ser a tarefa mais difícil para algumas pessoas, para outras nem tanto. O fato é que se você souber maneiras diferentes para iniciar sua redação na hora da prova sua vida está menos difícil, pois independente do tema você tem um arsenal de repertório.

Pensando assim, separei algumas maneiras para facilitar o aprendizado. Hoje vamos entender o que é “definição do tema” e aplicar em dois exemplos.

Qualquer tema que aparecer na sua frente você deve pensar e definir o que é. Simples assim. Pode ser uma definição básica ou um pouco mais elaborada. No primeiro exemplo temos uma definição bem simples, no segundo um pouco mais elaborada. Vamos a eles.

1 – TEMA: O desafio de eliminar o racismo no Brasil

O racismo é um caso particular de discriminação em que o indivíduo, por sua cor de pele, pode sofrer tratamentos diferenciados, no sentido de ter bloqueadas oportunidades sociais e econômicas, ou simplesmente de ser alvo de segregação. O principal desafio para se eliminar essa prática entranhada nas relações sociais do Brasil é assumir que ele existe.

Definição do tema. Repare que a pessoa definiu o que é racismo.

2 – TEMA: Persistência da homofobia na sociedade do século XXI

Homofobia é a violência, que se manifesta das mais diversas formas, contra indivíduos homossexuais, motivada pelo ódio e a não aceitação da orientação sexual da vítima por parte do agressor. É curioso que a nossa sociedade tenha se tornado tão homofóbica, uma vez que tem, em seus alicerces, os valores das sociedades greco-romanas, em que a homossexualidade era um comportamento aceito e visto com normalidade.

Definição do tema. Veja que foi definido o que é homofobia, e a partir de então, a problematização do tema aparece.

Fácil, não?

Vale lembrar que essas aulas estão presentes no livro “Aprenda a escrever de verdade”, que eu escrevi para ajudar você a melhorar sua redação.

Curtiu? Tem alguma observação a escrever para mim? Me diga de qual cidade você está estudando, vou adorar saber. Obrigado e até a próxima.